Buscar a melhora do desempenho é um dos maiores objetivos de todas as empresas, inclusive quando o assunto é a prestação de serviços. A excelência nos serviços e a satisfação do cliente são dois pontos fundamentais nessa equação, que deve se manter equilibrada para trazer bons resultados à empresa.
A gestão dos negócios nunca deixou de ser desafiadora. Porém, hoje em dia é mais fácil correr atrás de bons resultados ao contar com novas possibilidades oferecidas pela tecnologia. A gestão empresarial moderna apresenta novos paradigmas em termos administrativos e traz maiores exigências aos provedores dos serviços.
Tornar-se mais competitiva e ampliar as possibilidades de negócios são dois dos maiores objetivos nos tempos atuais. Afinal, diante da complexidade do mercado e do ritmo das inovações, para se manter na dianteira é necessário estar sempre na vanguarda pelos melhores recursos, ferramentas, serviços e produtos.
Serviços terceirizados: obtendo melhores resultados
Diante da amplitude dos negócios, as práticas modernas de gestão precedem dos serviços terceirizados. Contar com o suporte de parceiros para desenvolver melhor os serviços da empresa em áreas específicas é uma boa maneira de dar conta de todas as variações que decorrem da gestão de um negócio.
Neste contexto, o apoio tecnológico é fundamental em uma série de processos, principalmente quando os colaboradores atuam em outras organizações, longe dos olhos do empregador. Entre as facilidades proporcionadas pela tecnologia podemos citar o monitoramento das rotinas de trabalho; a marcação das horas trabalhadas e presença da equipe; aprimoramento das análises e monitoramento dos resultados, entre outros.
Vale ressaltar que o bom desempenho da equipe enviada para atuar nas empresas que contratam mão de obra terceirizada começa no processo seletivo. É preciso haver critérios bem definidos e instrumentos adequados para selecionar os talentos desejados para as funções a serem desenvolvidas, uma vez que sem ter o perfil adequado, dificilmente o colaborador poderá desenvolver as tarefas de acordo com as expectativas. Características como facilidade de relacionamento interpessoal, agilidade, vontade de aprender e disposição para se adaptar a mudanças são essenciais.
Igualmente desafiador é manter a equipe, que atua em um outro local de trabalho, constantemente motivada e capacitada a desempenhar bem o seu trabalho. Como o aperfeiçoamento dos processos depende, sobretudo, do treinamento e da capacitação do pessoal envolvido, é importante que haja rigor com relação à forma de treinar e quanto à atuação constante do gestor como forma de motivar a equipe.
Nesse sentido, é importante levantar as necessidades de capacitação, identificando os pontos de melhoria na rotina e, além de salário compatível, oferecer premiações, feedbacks e ações para promover a auto estima dos colaboradores – que, nesse segmento, costuma não ser muito elevada.
Além da motivação, a confiança é outro aspecto substancial para o sucesso da relação entre empresa prestadora de serviços e a empresa contratante. Como principal mostra dessa relação, os contratos de serviço devem ser claros e oferecer segurança para ambas as partes. Nesse momento, é ideal pontuar todos os direitos e deveres de cada um no intuito de evitar futuras complicações.
Sobretudo em funções estratégicas na organização, como é o caso dos segmentos de vigilância, portaria e limpeza, é essencial ter clareza das funções, deveres e direitos para realizar cobranças no momento certo e manter um monitoramento que atenda às exigências do contrato firmado com o cliente.
Atualmente, existem no mercado uma série de empresas especializadas e que prestam esse acompanhamento fornecendo soluções inteligentes que visam facilitar a gestão empresarial.
As soluções envolvem uma aplicação eficaz da tecnologia, o que facilita a gestão como um todo, e podem ser completamente adaptadas às necessidades da organização em questão, sendo grandes aliadas na busca por melhores resultados, agilizando processos, otimizando rotinas de trabalho e potencializando as possibilidades de negócio. g
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