A ideia de trabalhar além do horário não soa estranha para muitos funcionários e colaboradores que, diante das demandas cotidianas, precisam de horas adicionais para cumprir suas tarefas. No entanto, a gestão de horas extras deve ser regulada de acordo com os limites da legislação trabalhista e da política interna da empresa.
A prática da hora extra pode ser motivada tanto pelo excesso de trabalho quanto pela chance de aumentar a renda ao final do mês. E é tarefa da empresa estar atenta a ambos os aspectos, já que o trabalho excessivo e além do horário comercial pode motivar reclamações legais. Por outro lado, o funcionário pode forçar situações para trabalhar por mais tempo e cobrar pagamentos adicionais.
Trabalhar fora do horário combinado, descumprindo a política de serviço da empresa, é uma prática a ser evitada porque pode impactar diretamente na balança de custos da empresa. Além de ser um grande sinal de que deve haver algo errado com os processos internos.
Quais as principais motivações das horas extras?
A legislação trabalhista vigente estabelece maior flexibilidade nas negociações entre empresa e funcionário, mas de modo geral a duração normal do trabalho deve ser de 8 horas diárias e, no máximo, 44 horas semanais. A jornada comum de trabalho, porém, pode ser acrescida de horas suplementares, que não deve exceder o total de duas horas, mediante acordo individual ou coletivo entre os funcionários e gestores de uma empresa.
De acordo com a Constituição Federal, a remuneração dos funcionários, em caso de hora extra, deve ser no mínimo 50% superior em comparação à hora normal. E descumprir todas essas determinações pode acarretar grandes prejuízos para a empresa, como gastos com processos trabalhistas, crescimento das taxas de turnover e diminuição da produtividade e engajamento da equipe.
Além de adequar a política de gestão de horas extras da empresa à legislação trabalhista, torna-se essencial fiscalizar o cumprimento de acordos entre gestores e funcionários. Mas qual a melhor forma de otimizar esse controle operacional?
Controlar as horas extras trabalhadas na empresa é fundamental na busca por aumentar a produtividade, preservar a saúde dos funcionários e diminuir a quantidade de gastos adicionais com a equipe.
É possível apontar as causas das horas extras?
As horas extras trabalhadas podem até significar aumento da produtividade e da produção no curto prazo. Mas, na verdade, logo apresentam seus reflexos mais cruéis, como problemas trabalhistas, falta de motivação da equipe e falhas nos processos internos da empresa.
Em primeiro lugar, é importante verificar se o acúmulo do trabalho em algum ponto ocorreu por alguma falha de processos. Imaginemos que um setor da empresa sempre exija um empenho extra de tempo para deixar o ambiente devidamente limpo e higienizado. Um sistema de gestão de pessoas eficaz mostrará esse problema e o responsável poderá verificar se a ocorrência se dá por excesso de trabalho, materiais de limpeza inadequados ou pela inabilidade do colaborador, tomando as medidas necessárias para sanar o problema. Como podemos notar, esse tipo de acompanhamento é fundamental para extrair o melhor dos colaboradores durante o horário de trabalho regular.
O despreparo, seja com os processos empresariais ou do próprio profissional, a falta de planejamento dos processos e a própria montagem da equipe influenciam na adoção das horas extras ao período regular de trabalho, o que implica uma gestão empresarial complexa e atenta para prevenir eventuais complicações.
Como melhorar a gestão de horas extras?
Desde que a busca por qualidade de vida e uma rotina mais sustentável dentro do ambiente de trabalho se tornou pauta nas empresas, fazer a gestão de horas extras trouxe benefícios ao negócio, seja na formação de uma equipe mais motivada ou no aprimoramento das rotinas de trabalho internas.
Um cuidado mais atento com essa questão também fez as empresas se voltarem para o orçamento. Uma gestão de horas extras eficiente também acaba poupando gastos adicionais que oneram a folha salarial.
A adoção de tecnologias para auxiliar a gestão e o controle operacional tanto de processos quanto de pessoas vem modificando completamente o panorama das empresas. Soluções planejadas na forma de software, hoje em dia, permitem um controle rigoroso da produção da equipe, monitorando a produção, conduta e aproveitamento durante as horas de trabalho.
Uma plataforma completa e única para a gestão de todas as questões de gestão de pessoas, como o sistema VPL da Lobtec, permite maior controle e assertividade na tomada de decisões em relação à equipe. Lembre-se: as horas extras devem ser exceção e não regra dentro de uma organização.
O suporte automatizado para gestão operacional e de pessoas facilita não só o controle de horas extras como o acompanhamento de toda a cadeia produtiva da empresa. Venha conhecer os serviços da Lobtec!