Turnover é um índice que calcula a rotatividade dos funcionários e colaboradores. Ou seja, refere-se ao cálculo entre a relação de profissionais que deixa uma empresa e o contingente que chega para substituí-los.
Atualmente, é considerado por gestores e líderes como um dos indicadores mais importantes não só para o setor de RH, mas para toda a companhia. A taxa de turnover é um dos principais indicadores da saúde da sua organização.
Logo, diminuir as taxas de turnover se tornou uma busca constante na maior parte das organizações. Uma empresa com alto índice de rotatividade tem um aumento considerável dos gastos, uma vez que o nível de demissões elevado, bem como a admissão de novos profissionais, acaba gerando diversos ônus ao orçamento da empresa – além de afetar a produtividade e qualidade de trabalhos prestados.
Turnover entre funcionários de vigilância, portaria e limpeza
Demissões e contratações são movimentos frequentes em qualquer organização. Contudo, quando passa a acontecer em índices elevados, exige atenção por parte da empresa. Além de gerar custos para a organização, essa movimentação também pode ser prejudicial do ponto de vista da mão de obra: em muitos casos, a organização acaba perdendo profissionais qualificados e precisará investir tempo e dinheiro na capacitação de novos colaboradores.
No que se refere aos setores de vigilância, portaria e limpeza, determinantes para a segurança patrimonial e manutenção das organizações, o vácuo criado entre a demissão de profissionais e a admissão de novos precisa ser trabalhado para ser o mínimo possível. Isso porque se tratam de posições estratégicas na empresa e que precisam estar em pleno funcionamento a todo o tempo.
Já pensou deixar seu cliente suscetível às ameaças por conta da falta de vigilância em determinado posto? Ou comprometer a rotina de limpeza e organização de uma empresa que conta com seus serviços por falta de mão de obra? Para evitar situações extremas como essa, é fundamental medir os índices de turnover periodicamente.
Principais causas
São tantas as causas que podem provocar a saída de um profissional do quadro de funcionários que fica até difícil de enumerar. Mas, em primeiro lugar, é essencial ter clareza da divisão dessas causas.
Elas podem ser controláveis (resolvidas mediante interesse da administração, como o descontentamento pelos baixos salários); semi controláveis (dependem do esforço de duas ou mais partes para serem resolvidas, não apenas da empresa, como por exemplo maus hábitos dos colaboradores) ou incontroláveis (aspectos que não podem ser modificados nem pela empresa nem pelo funcionário, como o caso de doenças ou de mudança de endereço para muito longe).
Abaixo, vamos listar as principais causas de turnover que estão presentes nas empresas:
- Melhores propostas da concorrência pelos profissionais;
- Insatisfação da equipe com as atividades desenvolvidas na empresa;
- Salários inadequados;
- Conflitos interpessoais, seja com os líderes ou companheiros de equipe;
- Insatisfação com a gestão empresarial;
- Maus hábitos por parte do profissional ou colaborador.
As consequências de uma grande rotatividade
As consequências do turnover refletem diretamente na produção, no ambiente empresarial como um todo e nos relacionamentos entre as pessoas, sendo uma variável de extrema importância para a gestão empresarial. Também gera custos para a empresa por conta de gastos com processo seletivo, treinamento, parada de alguns processo até ter novo funcionário apto a exercer a rotina, etc.
Como diminuir o índice?
Controlar as taxas de rotatividade entre funcionários é essencial e, por isso, listamos abaixo algumas medidas que podem ajudar você a controlar esse índice na sua empresa:
- Qualificar o processo seletivo e contratar da maneira correta;
- Criar uma política de benefícios atrativa para os funcionários;
- Oferecer condições mais atraentes (como, por exemplo, uma jornada de trabalho flexível);
- Pensar em estratégias para manter os colaboradores motivados e engajados;
- Dar ao profissional a possibilidade de construir um plano de carreira;
- Incentivar a melhoria dos processos.
Conte com a ajuda de profissionais especializados!
O suporte de ferramentas especializadas, que controlem a jornada de trabalho e acompanhem o desenvolvimento do profissional, possibilitando a criação de treinamento e outras opções que motivem o colaborador, pode ser fundamental para melhorar os índices de rotatividade.
Uma solução personalizada, no caso, pode tornar a gestão de contratos da empresa mais eficiente, beneficiando todos os funcionários e diminuindo o turnover.
Prezar pela manutenção da equipe é fundamental para preservar a qualidade do serviço, garantindo fidelização dos clientes que terceirizam mão de obra na área de segurança e limpeza, e minimizar gastos com polêmicas trabalhistas que possam onerar o orçamento e comprometer a lucratividade da empresa.
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